Profissional de Administração teria o risco de extinção?

O profissional de administração vai desaparecer?

Formação gestor. Função genérica, todo profissional precisa ser. Modalidade generalista, entende de tudo um pouco e pode atuar em diversos setores. Futuro: incerto com forte risco de extinção.

Sentiu-se ameaçado? Não entre em pânico, promova a reflexão e a ação. Achou que não faz sentido? Reflita conosco e contribua com a reflexão.

A administração é abstrata

Falamos com conhecimento de causa: a gestão é abstrata. Envolve várias atividades, processos, funções e conhecimentos. Um bom gestor tem visão holística, entende de gestão de projetos, tem visão de negócios, sabe da importância de gestão de pessoas, olha marketing, vendas, produto, sistemas. Bem, não precisamos passar a ementa toda do curso, não é?

A abstração é parte necessária do desafio da formação gerencial. É saber abstrair a essência dos exemplos e da teoria. Ver neles o que mais tem de interessante, afinal, por mais que se queiram manuais, a realidade de um gestor exige muito mais do que a aplicação mecânica.

Sempre que tivermos algo passível de aplicação de manual, temos espaço para automação, para que a máquina faça melhor que o homem (clique aqui e veja uma discussão nesse sentido).

O bom gestor é exatamente o criativo, o que consegue se inspirar no aprendizado, se iluminar com o conhecimento e levar isso para a prática. Cada empresa tem um contexto que necessita do caminho “único”.

O papel primordial da formação de administração deveria ser a escola do pensamento.  Saber entender o problema, saber elaborar a questão. Temos muita informação e, nesse oceano do BIG DATA, temos que entender o que procurar para ter eficiência e efetividade na busca.

A tal metodologia científica, o tal fatiar o problema, e a formulação das hipóteses são de grande valor para essa formação profissional. Caso já tenha se formado e ainda entenda que esse é um ativo, não se sinta vítima: corre atrás. A dica de leitura para se inspirar com leveza é: Pense como um Freak.

A administração é prática

Um desafio de essência é que queremos nos formar gestores sem ter praticado. Podemos nos formar gestores aos 22, mas o cuidado é entender que existe uma distância entre teoria e prática.

Existe uma distância entre o saber fazer e o fazer. Gestores podem e devem reduzir tais distâncias, mas para tanto, a tal maturidade entra na mesa (clique aqui e confira mais sobre essa questão).

O melhor da gestão é quando praticamos. O ideal da gestão é ter múltiplas experiências e vivências ainda na graduação: consultoria júnior, projetos de pesquisa, estágio etc, mas a prática deve ser orientada: a reflexão ativa, a análise crítica. Aqui mais uma vez a tal escola do pensamento.

Faça sua reflexão: você está pronto para viver a prática e assumir o desafio? O erro é parte do caminho, tenha um modelo mental apto para esse processo. Reconheça o que não sabe, corra atrás do conhecimento.

E cuidado: tem muita gente que quer ser gestor e não consegue escrever nem um relatório estruturado. A importância do básico é essencial. A leitura nesse local é ampla e abstrata, então cultive o hábito de ler!

 

A formação em administração pode ser densa e específica

O mundo tem muito espaço para bons gestores. Todo bom gestor – antes de ser um gestor geral – é um gestor específico. Acumula experiência em pequenos grupos e em projetos menores até ter oportunidade de grandes desafios.

Valorize e viva intensamente todas as experiências. Envolva-se e apaixone-se pelo seu tema, isso certamente vai tornar o caminho mais prazeroso. E ser feliz é um objetivo a ser considerado!

Agora, se ainda está se formando, entenda que antes de ser um gestor geral, seria legal dominar e ter envolvimento com um tema, buscar dar densidade para se destacar. Caso seja um profissional já formado pense na ideia de apostar mais nos seus pontos fortes, essa é uma provocação valiosa do livro Diferente. Ser um especialista pode ser de grande valor!

Uma dica importante é conversar com quem sabe! Grande parte dos estudantes simplesmente não utiliza o conhecimento de seus professores. Profissionais muitas vezes não conversam com seus pares. Não criam rede com foco profissional em congressos, eventos e até mesmo dentro da empresa.

Outro ponto importante é buscar as melhores práticas. Há muito material bom disponível na internet com bases de melhores práticas. Basta entrar no site de uma grande consultoria e temos diversos artigos e conteúdos que estão disponíveis.

Nesse sentido, para fortalecer sua formação cabe entender o volume de cursos extracurriculares disponíveis, on e offline! Navegue, busque e experimente. As escolhas podem ir mudando e o conhecimento vai sempre com você, de uma área para outra.

Eleve o nível de discussão da sala de aula! Busque se aprofundar ainda mais. Veja o que existe escrito sobre um tema. Conecte teoria e prática. Fazer conexões é um desafio do profissional comprometido com excelência. Parte importante do ser criativo, fator que garante a sobrevivência profissional, advém de abstrair e praticar!

Seja um profissional comprometido com conhecimento

Vai aí uma provocação: um bom gestor de vendas em alguma medida precisa ter vivido a experiência de vender. Não necessariamente é o melhor vendedor, mas conecta habilidades de gestão de pessoas, se envolve com comunicação e marketing e entende de atendimento ao cliente. Enfim, navega e conecta!

Fez sentido? Contribua com a reflexão comentando e compartilhando! Ajude a formar profissionais para um futuro melhor!

 

P.S: caso gestão de vendas seja sua intenção ou sua realidade, ficam as dicas abaixo:

Para ler:

Avaliação