Poder: um desejo necessário e uma repulsa a ser trabalhada

Querer e perseguir poder é algo louvável, ou deveria ser. A capacidade de realizar mudanças exige patrocínio, e isso não temos nenhum problema em reconhecer e perseguir: queremos que nossos movimentos sejam patrocinados por nossos líderes poderosos. Perseguir poder, por outro lado, nos remete à um aspecto menos nobre ou até a um lugar que não deveria ser desejado. Já fazem mais de 5 anos desde que li pela primeira vez o autor Jeffrey Pfeffer[i]. Reconheci a importância do tema, mas confesso que ainda é algo que não está plenamente introjetado em minhas crenças. Li o novo livro dele lançado… Leia mais »

Desenvolva seu Software ou deixe de existir. Seria essa a questão?

A provocante leitura de “Ask Your Developer” traz o dilema de “Build or Die”, no qual empresas que não desenvolver seus softwares deixarão de existir. A primeira reação pode soar extremo, mas considerando a relevância corporativa podemos afirmar que quem detém o desenvolvimento tem diferenciais competitivos relevantes. Nesse sentido, toda indústria será disruptada e dominada por um player de software, ficando com a maior parte do valor do mercado. Cabe então avaliar a relevância que quer ter e criar sua estratégia para o que irá construir! “Every kind of company can become a software company—all you have to do is internalize the… Leia mais »

O mapa do sucesso para empresas triunfarem no jogo da inovação

Quando falamos do jogo da inovação, existem três tipos de empresa: (1) que estão jogando a inovação aberta de modo bem sucedido; (2) aquelas que jogam, mas não estão se saindo bem; e (3) as que não entraram nesse jogo. Quem está fora do jogo está correndo alto risco de se tornar irrelevante no susto. Quem está jogando já deu um primeiro passo importante, rompeu o primeiro paradigma. Independente do momento que sua empresa esteja, a leitura do livro Goliath’s Revenge: How Established Companies Turn the Tables on Digital Disruptors, de Todd Hewlin, Scott A. Snyder, é um guia de muito valor…. Leia mais »

Você tem colaboradores ou embaixadores da marca?

A experiência do colaborador (EX) anda de mãos dadas com a experiência do cliente (CX). Esse reconhecimento é uma tendência cada vez maior entre líderes inspiradores. Ambas as experiências são fonte de inovação, de uma cultura organizacional de valor para o negócio. Deixamos de ter empregados e começamos a ter colaboradores. Mas queremos ter quem colabora ou o espírito de dono? Queremos ter pessoas que trabalham para a empresa ou embaixadores da marca empregadora? Acredito muito no caminho de construção. De espírito coletivo, de engajamento verdadeiro. Mais do que processos e a defesa de modelos de controle, termos ambiente colaborativos,… Leia mais »

Reflexao Livro The Power of Regret

Arrepender é bom, por mais que queiramos pensar o contrário

Na lista dos melhores autores sobre liderança e gestão não podemos deixar de ler Daniel Pink. Seu último livro “The Power of Regret” é muito inspirador e provê ótimas reflexões. Temos uma tendência natural de querer seguir a vida em linha reta na qual abraçamos o “não arrepender” como foco para seguir adiante. Sem dúvida a coragem para seguir adiante é super importante, contudo, o não arrepender envolve nossa incapacidade de processar e aprender. Eis o poder do arrependimento, o aprendizado para a ação. “The key is to use regret to catalyze a chain reaction: the heart signals the head, the head initiates action.”… Leia mais »

Nota de 100 dólares americanos

Liderança, incentivos e propósito: como esses ingredientes são essenciais para criação do capitalismo consciente que nós precisamos?

Ver notícias, conversar com amigos mais esclarecidos, olhar para fora de nossas bolhas, revela um mundo com desigualdades, governos e corporações com ineficiências brutais. Realidades social e ambiental que podem ser nada animadoras. É necessário transformar, e a mudança exige um novo sistema. O novo mundo não é aquele daqui a 5 anos, é o de agora, e o novo sistema é a consciência. Um capitalismo consciente exige lideranças com propósito para nossas organizações. A leitura do livro Liderança e Propósito, de Fred Kofman, é um guia de grande valor para essa jornada que deveria inspirar a todos. Precisamos de… Leia mais »

Amor ao cliente

Ame ou Comece a Amar o Cliente: uma verdade necessária para os negócios

A verdadeira transformação dos negócios virá do amor. Essa frase pode parecer discurso vazio, mas sua verdade é uma compreensão profunda da geração de valor de qualquer organização: pessoas e clientes. A reflexão é um convite incisivo para que leia o livro “Vencendo com propósito”[1], do mesmo autor que criou a métrica de NPS (Net Promoter Score), e após muitas análises e estudos se convenceu da potência dessa competência de amar seus clientes! Existe uma excelente notícia para todos nós, executivos e profissionais comprometidos com o sucesso das organizações: é uma competência a ser desenvolvida, mas sobretudo, somente é possível ser desenvolvida por nós,… Leia mais »

Fotografia de dois sócios conversando

Cultura: a arte de relacionar, casar e separar quando necessário

A cultura é um ativo intangível de grande valor. É o ambiente no qual o dia a dia do negócio ocorre. Um ambiente bom supera crises, se reinventa, acelera mais rápido para aproveitar os bons ventos. Já um ambiente ruim gasta mais energia vital de todos, cria barreiras, custa mais, coloca em risco a sobrevivência do negócio. Cultura deriva de relacionamentos humanos, e são esses relacionamentos que dão forma ao ambiente. É muito usual em startups se observar os empreendedores para nortear a aposta. Afinal, são os empreendedores que irão liderar e dar o tom nos relacionamentos da nova empresa…. Leia mais »

Arte de dizer não

A arte de falar Não

Negar é uma das tarefas mais difíceis na carreira de um gest(x)r de sucesso. Muito pelo nosso ambiente cultural no qual dizer não soa como pouco colaborativo. Difícil pensarmos em alguém que seja bem lembrado pelas negativas que te deu. Contudo, escolher é renunciar. Renunciar é falar não. Como você comunica essas renúncias tem muito da arte de cada um achar o melhor contexto. Entenda que para ser bem-sucedido é preciso dizer não. A presente reflexão visa apresentar dois aspectos do falar não: indivíduo e organização. Na ótica do indivíduo, trago inspirações do livro Sem Esforço de Greg Mckeown, pois… Leia mais »

Clientes estratégicos

Como você cuida de seus clientes estratégicos?

Qualquer gest(x)r precisa conhecer os clientes de seu negócio. Você pode ler isso e já pensar que não é sua responsabilidade, afinal, não atua na área de vendas, marketing ou atendimento. Pensou assim? Pense diferente. Cliente é o maior ativo de seu negócio, e todos precisam estar preocupados em conhecê-los. Qual o caminho para conhecer? Escuta verdadeira. Pesquisas que sejam recorrentes e ajudem a nortear suas ações. Aqui, uma vez mais, recomendo entender e praticar o NPS (Net Promoter Score) como sistema pois muito além da nota, o valor verdadeiro do NPS está em fechar o loop, ter o feedback… Leia mais »