Propósito: importância de ter e praticar!

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Propósito: ter e praticar!

Por que acordamos todo dia de manhã? Essa é uma pergunta que todo gestor deveria se preocupar em responder pelos seus colaboradores. A resposta envolve o significado para o indivíduo e o propósito para a organização.

Ter significado representa o ponto de suporte para evitar o desespero diante das adversidades existentes em qualquer contexto[i].

Quando encontramos indivíduos que enxergam seu significado alinhados ou construídos em torno do propósito da organização temos um engajamento único.

 

Entenda os conceitos: Missão, Visão e Propósito

É importante ter clareza dos termos que representam a organização e como eles se relacionam.

A importância do propósito é muito bem apresentada no livro que leva seu nome (clique aqui e confira), e uma imagem marcante da conexão dele com a estratégia pode ser vista na imagem já apresentada (clique aqui).

Contudo, o simples ajuda bem a organizar as ideias. Na leitura do livro Capitalismo Consciente encontramos essa pérola de exposição didática:

Missão: Estratégia central a ser realizada para cumprir o propósito.

Visão: Vívida e imaginativa concepção de como o mundo vai olhar para o negócio quando seu propósito for em grande parte realizado.

Propósito: Diferença que você está tentando fazer no mundo.

 

Teoria compreendida, começa o desafio prático

Ter a clareza dos conceitos ajuda bastante. Espero que sua organização tenha declarações de missão, visão e propósito que consigam se enquadrar nesse conceito. Algo bem impactante e que de fato mobilize!

A declaração é o primeiro passo. Importante, mas apenas o primeiro. Daí em diante é uma caminhada diária de prática. De coerência, agindo em linha com as propostas da sua organização.

Quando falamos que o ponto alto é o propósito da organização ganhar eco no significado de seus colaboradores, isso só gera valor se for praticado. Condutas incoerentes geram perdas intangíveis gigantes: desconectam seus funcionários, colocam em risco seu capital humano.

A nova geração se engaja, reiteradamente escutamos e lemos sobre isso (quer ler sobre o desafio de ser gestor dos millennials? Clique aqui). Por isso o tal propósito da organização vem ganhando cada vez maior valor. A geração não quer só trabalhar, quer trabalhar para mudar o mundo! Quer esse compromisso na prática diária da organização.

 

Exemplos que inspiram

Tive a oportunidade nos últimos dias de estar em um evento de benchmark organizado pelo pessoal do Great Place to Work, movimento global que estampa na parede:

Construir uma Sociedade Melhor transformando cada organização em um Great Place to Work.

Tem um baita propósito. No final do dia, a turma lá tem meta de venda, tem que entregar projeto, e vida dura normal. Mas tem significado. Ver boas práticas serem adotadas e organizações buscando ser bons locais de trabalho, marcas empregadoras, encarando gestão de pessoas como é devido.  E tudo isso sendo um bom negócio para a empresa: a ideia de maior retorno para acionista de empresas que tem essa preocupação!

Um outro exemplo veio do pessoal do Mercado Livre. Não estava na parede, mas veio naturalmente quando perguntei sobre qual o propósito.

Democratizar o comércio eletrônico.

Tornar acessível, criar oportunidade de comércio, enfim, muda a vida de milhões de pessoas. E tem milhares de jovens de todas as idades (mas 90% da geração millennials) engajados com esse propósito, crescendo e gerando resultado a cada trimestre.

Propósito: tem que ter, precisa praticar e é o combustível de quem faz sua empresa funcionar diariamente!

 

 

[i] Clique aqui e veja mais sobre essa questão. Baseada em Viktor Frankl apud Livro Capitalismo Consciente (pag.56)

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