9 atitudes que fazem diferença na Produtividade

      1 comentário em 9 atitudes que fazem diferença na Produtividade

9 Atitudes que Fazem a Diferença na Produtividade

Produtividade resume o objetivo de toda empresa. Ser mais produtiva. Produzir mais com os recursos disponíveis. Seja na produção de bens ou de serviços. Gerar mais resultado ligado ao seu propósito.

Para um gerente de linha de produção, tudo o que se quer é uma equipe mais produtiva. Uma equipe que produza mais unidades em um dia – preservados os níveis de qualidade.

Para um gerente de equipe de atendimento, fazer ou receber mais ligações em um dia, também resguardadas as premissas de um atendimento com satisfação do cliente.

Não importa o setor, seja bens ou serviços, a busca por produtividade é um desafio gerencial.

Em uma economia perfeita, o salário reflete a produtividade do trabalhador.

Ser mais produtivo representa, portanto, um ganho para a empresa e para o funcionário.

Independente da teoria econômica, um profissional mais produtivo é mais valorizado em uma empresa séria.

Caso você se sinta desconfortável com essa afirmação, vale a reflexão:

  • Será que a empresa que você está vale a pena? A empresa de fato valoriza e tem clareza dos objetivos?
  • Será que você de fato é destaque de produtividade? Você está olhando e se destacando nos objetivos que a empresa valoriza?

Responda essas perguntas com sinceridade. Ter clareza dos resultados esperados é premissa para poder buscar ser mais produtivo.

Produtividade, um desafio profissional e gerencial.

Tendo tal alinhamento entre o que é produtividade para a empresa, cabe a reflexão do caminho de ser mais produtivo. Seja você um profissional que quer ver a sua produtividade aumentar, seja você um gerente que queira aumentar a produtividade da sua equipe.

A leitura do livro “Mais Rápido e Melhor” é de grande valor. O autor consegue – de maneira didática e com uma escrita fácil (de um bom jornalista) – apresentar questões valiosas para o caminho de quem quer ser mais produtivo ou ter uma equipe mais produtiva.

Não se trata de uma teoria nova, mas de uma compilação de teorias e experiências bem pesquisadas e organizadas pelo autor.

Seja mais produtivo.

Quer ser mais produtivo? Espero que sim! Deixo, inspirado na leitura, 9 atitudes, conforme prometido:

  1. Valorize a mentalidade de aprendizado, o tal mindset de crescimento. Clique aqui e confira uma reflexão focada nisso.
  2. Tenha clareza quanto às metas: bem detalhadas e que sejam desdobradas[i]. O norte verdadeiro com a meta do sonho grande é importante, mas também é preciso ter tarefas ou metas parciais que direcionem o caminho diariamente.
  3. Esteja atento aos cenários, “e se não for do jeito que pensei ser?”. E nesse sentido a busca por modelos mentais que possam antecipar, simplificar e ajudar a atuar nos cenários de incerteza são importantes.
  4. Desenvolva a habilidade de pensar as situações e decisões como probabilidades, afinal, a incerteza é cada vez maior em nosso cotidiano.

Não depende só de você. Mas você pode ser agente de transformação.

  1. Construa espaços e equipes que se permitam errar, ambientes que não inibem ou coíbem as ideias. Ambientes em que a empatia entre os pares é desenvolvida, onde se escutam e se apoiam.
  2. Promova a segurança psicológica. Incentive as pessoas da equipe a assumir riscos e seja sensível ao outro, seus problemas e dificuldades. Estabeleça relações humanizadas.
  3. Tenha um sistema enxuto de gestão. Empodere quem está atuando na ponta do problema e quem assume, abrace de fato – se responsabilizando (clique aqui e confira mais sobre essa questão).
  4. Fomente na empresa a cultura de dedicação: promover o engajamento de longo prazo entre funcionários e empresa (a ideia de que seja eterno, mesmo que o eterno enquanto for recíproco ou enquanto dure).
  5. Promova a cultura de fazer escolhas. É importante as pessoas terem a sensação de controle, se apropriar e se sentir parte da solução. Escolhas alinhadas a pensar em probabilidades criam a importante noção de alternativas e cenários. A cultura pode ajudar a identificar problemas e desdobrar a pergunta em respostas menores, mais fáceis e perseguir. Quem escolhe, no final se engaja!

Como notou, o exercício não depende só das suas atitudes, mas das atitudes do grupo e do ambiente. Caso trabalhe sozinho, nem todas as questões se aplicam, mas vale manter esses pontos no seu radar.

Leia mais. Tenho certeza que a leitura ajudará a melhorar sua capacidade de ser um agente de transformação. Nesse sentido, fica a dica da nossa lista de leituras.

Viva o caminho da produtividade!

 

[i] O termo de monitoramento e avaliação técnico aqui em inglês é SMART, indicadores que tenham esses atributos são Specific, Measurable, Achiveable, Realistic e Timely, ou seja, são específicos, mensuráveis, capazes de ser alcançado de modo realista e com apuração tempestiva.

Créditos da imagem: Pixabay

Avaliação