Queira empreender na sua carreira

      Nenhum comentário em Queira empreender na sua carreira
Se posicionar
slon_dot_pics / Pexels

As pessoas empreendem por necessidade ou por escolha? Ouso dizer que vivemos uma mudança gradual em que cada vez mais vemos escolha do que necessidade. Contudo, não podemos subestimar nossa realidade social. Precisamos ter perspectiva e necessidade é ainda algo imperioso.

O contexto social, essa cultura que envolve mercado de trabalho e visão empreendedora vai ganhando novos contornos. Hoje, ser motorista de Uber é empreender, ser Youtuber também (e os temas aqui são os mais variados, da moda aos games).

A reflexão envolve a postura de empreender. Seja porque quer e está buscando isso, seja porque precisa. Vale também para todos que são rede de apoio de pessoas que se vem no dilema de empreender. Mas, sobretudo, a reflexão foca quem não se vê empreendedor. Cuidado, sem essa atitude seu risco é maior.

A atitude de empreender envolve a obsessão por aprender

“(…) empreendedores e professores compartilham habilidades semelhantes. Para qualquer um dos dois, é necessário ser bom em aprender coisas novas, adaptar esse conhecimento para um vocabulário simples e ensinar outras pessoas não só o conteúdo, mas o seu verdadeiro propósito” (LIVRO AUDAZ – p.31)

Lembre de seus bons professores. Eles não transmitiam apenas o conteúdo, tinham um caminho mágico para fazer o que era ensinado ter sentido. Ter aplicação, ter lógica. Faziam ser simples, não é?

Sendo assim, o primeiro ponto que deveria estar na agenda de todos: queiram aprender coisas novas. Desenvolvam isso! Nada de modelo mental fixo, do tipo: não sou bom nisso (clique aqui e veja mais caso desconheça o termo).

A leitura do livro Audaz é muito bacana. É simples e ilumina nossa jornada de empreender. Sobre a jornada de empreender cabe deixar uma vez mais clara: não se trata apenas de ser dono de um negócio, ser autônomo ou algo do tipo. Refiro-me à atitude de empreender. Precisamos disso para nossas empresas, mas, sobretudo, para nossas carreiras.

Empreender na carreira é se posicionar

Algumas histórias de empreendedores de sucesso são inspiradoras. Empolga ver o sucesso, buscamos a fórmula. Cabe sempre lembrar que, para cada história de sucesso, devem existir umas cem de fracasso. Por isso saber se posicionar é fundamental. Recomendo imenso a leitura do livro The Startup of You.

Uma das histórias recentes que mais inspiram é a da XP. O livro Na Raça traz um belo resumo. Reparem o início da saga de Guilherme:

“Mesmo colecionando fiascos, a verdade é que ele tinha mais experiência na primeira divisão da alta finança brasileira do que a maioria dos novos colegas. No Rio, Guilherme era mais um jovem perdido em busca de espaço. Em Porto Alegre, ele era alguém.” (Livro Na Raça p.47)

A mudança do Rio para Porto Alegre deu uma nova perspectiva para carreira do Guilherme. Pelo visto não foi premeditado, mas foi muito importante para seu sucesso. Deu a ele diferencial.

Pense nisso: você é mais um ou é especial onde está? No Rio, Guilherme era mais um. Em Porto Alegre tinha um diferencial, uma vivência do mercado financeiro que poucos tinham.

Repare que empreender na carreira é se posicionar. Esse posicionamento pode ocorrer por sorte, você ser forçado a alguma mudança. Também pode ocorrer de modo planejado: você buscar uma posição diferente (seja em outra empresa, em outro departamento, outra cidade, etc). Aqui uma questão importantíssima, ser diferenciado e estar nesse posicionamento é apenas um passo e não irá te garantir nada. Uma vez diante de uma nova posição que o diferencie, são as atitudes de determinação e esforço que vão contar para além da inteligência emocional.

Empreender exige coragem e resiliência

A jornada de empreender vai ser sempre dura, afinal, qualquer empreendedor está querendo mudar o mundo. O seu mundo! Voltando ao exemplo do motorista de Uber, pode ser um empreendedor por escolha ou por necessidade.  

Caso seja por escolha, espero que ele queira ser UAU. Goste do que faça, queira ser motorista 5 estrelas com todos os elogios e condecorações. Espero que esteja engajado no propósito do Uber como serviço e nesse sentido está em busca de mudar o mundo!

Sendo por necessidade, entendo que vislumbra algo temporário para ajudar no sustento. Envolve uma missão maior, seja para sua carreira, seja para sua família. Está fazendo algo buscando mudar o seu mundo!

Na jornada de mudar o mundo, iremos apanhar. Sempre terão momentos de adversidade. Resiliência é do tipo ferramenta obrigatória (clique aqui e confira). Adoro a menção poética de Rocky Balboa:

“A vida não é sobre quanto você bate, mas quanto você aguenta apanhar, sobreviver e ganhar a luta”

Essa menção está no livro Smart Money (p.188). Para aqueles que vão escolher empreender abrindo sua startup ou entrando nesse universo, essa leitura é um bom caminho para o aprendizado (e empreendedor tem que aprender não é?).

A coragem para quem quer mudar o mundo é outro item essencial. Aqui deixo uma citação de qualidade para os empreendedores que estão nas corporações. Caso seu momento de carreira seja empregado, entenda que o papel do empreendedor dentro das empresas é muito importante. Será um diferencial para você e para sua empresa. Pode representar a sobrevivência, portanto, saia do “quentinho”, do confortável. Desenvolva coragem!

“Mas quando o comportamento do grupo é uniforme, poucos assumem o risco de começar algo novo. Ninguém quer se expor a potenciais insucessos, fiascos e adversidades. Preferem responsabilizar o time pela falta de iniciativa do que elas mesmas pela falta de coragem.” (Livro Audaz, p.165)

Foco, humildade e mudança

No caminho do empreendedor, o foco é algo de grande valor. Perder o foco é gastar energia, desperdiçar recursos importantes. Ache seu posicionamento diferenciado, onde e como você se destaca. Tenha coragem para fazer e resiliência para suportar a pressão de querer mudar o mundo. E não perca o foco! Repare esse trecho da carta de Benchimol, fundador XP, pós venda para Itaú:

 “Não participem de outros negócios ou investimentos ‘alternativos’. Fazer uma coisa bem-feita já é difícil, duas então nem se fala. (…) Foquem! Se mantenham humildes e não façam extravagâncias. A humildade é uma qualidade empresarial que nos mantém acessíveis em todos os sentidos e com os pés no chão.” (livro Na Raça, p.233)

A menção à humildade nessa declaração é marcante. Não deixar o sucesso “subir à cabeça”. Crie sua rede de “realidade”, pessoas da sua rede de proteção social que irão sempre te ajudar nessa missão de empreender.

“Não basta querer mudar o mundo. É preciso, primeiro, mudar a si mesmo.” (LIVRO AUDAZ p.107)

Espero que queira encarrar a atitude de empreender e aceitar que mudar não é ruim. Mudar é se preparar e ser protagonista da sua carreira.

Avaliação