Feitas para grudar: o desafio de comunicação

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Feitas para grudar: o desafio de comunicação

 

Um recrutador de corredores europeu chega à uma tribo africana e propõe uma competição ao grupo de oito crianças: o primeiro a chegar na árvore ganha uma caixa de chocolate. Assim que é dada a largada ele observa as crianças dando as mãos e correndo juntas até a árvore. Ao questionar a motivação, a resposta natural: “para nós só justifica ganhar, se todos ganharem”.

Escutei essa história em um desses vídeos virais no WhatsApp. Ela vinha com uma mensagem forte de solidariedade, além de um conceito no dialeto da tal tribo africana. Real ou não, a mensagem me chama atenção por uma questão simples: ela gruda!

Perpetuar a mensagem: como grudar ideias na memória

Um dos grandes desafios da gestão é a comunicação. Fazer as pessoas captarem e reterem as mensagens. A leitura do livro Made to Stick nos ajuda a entender como tratar essa importante temática e endereçar esse desafio de comunicação.

Os autores elencam alguns itens que compõem uma mensagem que gruda:

  • Inesperado: elementos que despertam a surpresa e saem do lugar comum possuem maior retenção da nossa atenção.
  • Concreto: falar de coisas mais tangíveis do que abstrações. Eis aqui um item que teóricos e pessoas muito inteligentes perdem audiência. Falar de modo abstrato parece mais sábio, mas as pessoas memorizam menos do que algo concreto.
  • História: criar um enredo, personagens ajuda na associação. Aqui a dica em muito alinhada ao conceito de storytelling.
  • Credibilidade: quem disse é algo de valor para qualquer mensagem. Mas a credibilidade muitas vezes pode advir do contexto da situação, ou de quem vivenciou (um depoimento).
  • Emocional: quem ainda acha que o mundo é só racional, perde grande parcela da sua audiência. Argumentos que colocam sensações e mexem com as emoções conseguem captar uma atenção muito maior.
  • Simples: bem, seja simples na construção de seus argumentos!

O poder da comunicação

Importante salientar que aqueles que não dão a devida importância para esse tema caem no vazio histórico. São esquecidos.

É comum acharmos que por termos domínio do assunto temos naturalmente capacidade de transmitir. Conhecer é apenas o primeiro passo. Quantos professores brilhantes são pouco reconhecidos ao comparar com aqueles que sabem transmitir as mensagens?

Em tempos atuais em que somos bombardeados de informação a comunicação tem um papel ainda mais decisivo. Diferenciar e fazer a mensagem se perpetuar.

Gastamos muita energia para buscar sínteses poderosas para o mundo externo. Foco no cliente. As equipes de marketing e comunicação externa conseguem e trabalham muito bem essa retenção de mensagens no mercado.

Contudo, quanto mais olhamos para os temas gerenciais, enormes são os desafios de comunicação. Em se tratado de comunicação interna, o desafio das organizações é ainda maior. Precisamos fazer as mensagens grudarem para termos uma gestão de sucesso.

 

A efetividade de qualquer estratégia envolve a comunicação

Uma estratégia não implementada é apenas papel. Uma cultura não praticada são apenas intenções. A diferença do desejo para a prática está na ação e a comunicação é uma importante alavanca nesse contexto.

Ao observamos os atributos que fazem mensagens grudarem podemos potencializar muito a criação da cultura e a assimilação de uma estratégia. Quem tem compromisso com a efetividade precisa cuidar bem de sua comunicação.

Era uma vez o lobo mau que vivia na floresta. Haviam três famílias de porquinhos que precisavam emancipar seus filhos. Cada família criou uma mensagem para ensinar seus filhos a importância de construir uma casa sólida para viver sozinho na floresta. Uma criou o manual da construção. A outra uma palestra sobre guia de sobrevivência na floresta. A terceira contou uma história que falava de esforço, dedicação, o mau, o medo e a coragem. Qual você acha que fez a casa forte que impediu o lobo mau?

Efetividade é a comunicação que garante a ação!

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