Experiência do cliente é o melhor seguro para seu negócio

Mulher com cartão em mãos
Photo by Andrea Piacquadio from Pexels

Empreender envolve risco. Qualquer negócio está sujeito às crises. Muitas vezes gestores buscam soluções de mitigar esses riscos em torno dos negócios, querem um seguro, estariam até dispostos a pagar por algo que mitigue tal risco. Investir verdadeiramente em entender e melhorar a experiência do cliente é o melhor seguro para qualquer negócio.

“As empresas não estão saindo do mercado por culpa de seus concorrentes. Estão perdendo clientes devido à sua própria proposta de valor ultrapassada.” (Mary Drumond e Guilherme Cerqueira – Livro Experiência do Cliente p. 346

Essa afirmação corrobora a ideia do valor de entender a experiência do cliente (CX, no termo cool em inglês). Na medida que o cliente é cada vez mais conectado e informado, torna-se mais exigente e cuidar da sua cultura de CX é ainda mais importante.

Para ajudar nas inspirações (e transpirações) em torno do tema, o movimento de Amigos do CX é muito bacana. Recentemente publicaram um livro com experiências muito ricas em torno do tema. A leitura me inspirou ainda mais nessa agenda e espero que te inspire também (clique e confira).

“Experiência do cliente (CX) refere-se à percepção do consumidor formada sobre uma empresa, com base em todas as interações que ele tem em todos os canais, com as pessoas e a tecnologia ao longo do tempo.” (Greg Melia – Livro Experiência do Cliente – p.42)

“As interações formam o coração da experiência, pois são delas que derivam as percepções do cliente. Quando pensamos em interações e suas origens temos uma infinidade de possibilidades.” (Fernando Dantas Jr. – Livro Experiência do Cliente p. 203)

E o que sustenta o CX é a cultura da empresa.

Cultura de CX: seu ativo de grande valor

A cultura em torno do cliente é uma das facetas de sua cultura. Deste modo antes de refletirmos sobre CX, vale a reflexão sobre cultura.

Entenda que cultura é o ambiente no qual seu dia a dia ocorre.  Criar uma cultura exige atenção a alguns aspectos distintos. Particularmente acredito na equação de cultura que envolve as seguintes variáveis: (i) Motivo; (ii) Sementes; (iii) Cuidado; (iv) Tempo; (v) Coerência.

Toda cultura exige propósito e isso depende muito da liderança. Você só colhe o que semeia. Toda plantação só se fortalece com o devido cuidado e exige tempo. A coerência ao longo desse tempo necessário é essencial. Ambientes com alta coerência entre discurso e ação são exponenciais, e o contrário também é verdadeiro. A incoerência destrói muito valor de seu negócio.

Para quem quiser entender melhor essa equação confira minha palestra no WOW Summit e em breve em outros canais.

Lendo o livro Experiência do Cliente adorei as 4 regras propostas para criar uma cultura de CX:

“1. Empoderamento no lugar de procedimento

2. Valores no lugar de metas

3. Colaboração no lugar de controle

4. Ágil no lugar de grande”

(Clare Muscutt – Livro Experiência do Cliente p.321)

Pense como essas 4 regras são sementes valiosas. A questão de prover autonomia para o time da linha de frente com ciente entendo exige uma grande mudança de atitude: confiar! Empoderar é confiar.

“Retorne qualquer reclamação de cliente que rapidamente escalou ao seu momento decisivo e você encontrará uma pobre alma que poderia ter evitado uma crise, mas não conseguiu porque teve que seguir procedimentos rígidos.”(Clare Muscutt – Livro Experiência do Cliente p. 321)

A falta de confiança na sua equipe destrói a experiência do cliente. Clique aqui e confira um relato pessoal que vivi nesse sentido.

Cuide dos seus colaboradores e de sua cultura de CX verdadeiramente

A sua cultura de CX depende de seus colaboradores. Portando cuide deles!

“É impossível querer modelar a cultura da empresa sem considerar a experiência do colaborador – EX (Employee Experience).” (Francisco Zapata – Livro Experiência do Cliente – p.35)

Sempre válido lembrar a provocação de Galló da Renner, “só encanta quem é encantado”. É esse colaborador que precisa abraçar a ideia de servir o cliente.

“Servir não é e não pode parecer uma obrigação. Pois é justamente nessa condição de ir além que costuma nascer uma experiência de atendimento de excelência.” (Silas Grecco Savickas – Livro Experiência do Cliente p.237)

Como está sua jornada de transformação de sua cultura? Está semeando um futuro melhor? Lembre-se que seu melhor seguro para mitigar o imponderável futuro que nos assusta está no seu cliente!

“A transformação cultural é um processo evolutivo, que pode ser moldado e alavancado para que a cultura se torne uma vantagem competitiva e o combustível dos resultados, mas é preciso entender que a cultura é uma foto e a sua transformação é o filme.” (Mariana De Marchi – Livro Experiência do Cliente – p.82)

Avaliação